Dúvidas? Fale com o farmacêutico

Perguntas frequentes

  • Qual a diferença entre um medicamento genérico e medicamento de marca?

    São medicamentos que têm as mesmas características e produzem no organismo os mesmos efeitos que um medicamento de marca, mas não têm nome comercial e são vendidos pelo princípio ativo (substância que produz os efeitos terapêuticos).

    Os medicamentos genéricos passam por rigorosos testes de qualidade antes de terem seu registro e comercialização autorizados, por isso, têm a mesma qualidade que o medicamento de referência e vão produzir no organismo os mesmos efeitos.

  • A meningite deixa sequelas?

     A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central, especificamente cérebro, bulbo, cerebelo e medula espinhal. Em geral, os sintomas mais comuns são febre alta, cefaléia (dor de cabeça) e rigidez de nuca, principalmente em crianças maiores e adultos. Podem se desenvolver em dias ou poucas horas. Destacam-se, entre outros sinais e sintomas, vômitos, recusa alimentar, sonolência, irritabilidade e convulsões, principalmente em recém-nascidos e lactentes. Vale ressaltar que a meningite pode ser causada por agentes de diferentes classes, como bactérias, fungos e vírus. As meningites bacterianas são consideradas um grave problema de saúde pública em função da sua alta letalidade e sequelas que levam a perda auditiva, dificuldade de aprendizado, alterações de linguagem, motoras e visuais e amputação de membros. O meningococo, em particular, pode levar a doença disseminada e choque. Já a meningite viral é, em geral, mais frequente, menos grave e a recuperação ocorre somente com cuidados gerais para alívio de sintomas. A gravidade da meningite e o tipo de tratamento estão diretamente relacionados ao agente causador.

  • Qual a diferença entre a vacina meningocócica C e a ACWY?

    Uma das principais diferenças entre elas é que a vacina meningocócica C protege apenas contra as doenças causadas pelo meningococo do sorogrupo C, como a meningite e a meningococcemia. Já a meningocócica ACWY faz a proteção contra doenças causadas por quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis: A, C, W-135 e Y. A bactéria Neisseria, além da meningite, pode causar um quadro ainda mais letal quando atinge a corrente sanguínea, provocando meningococcemia, ou seja, uma infecção generalizada.

  • Quem toma a tríplice viral tem que tomar a vacina contra a Varicela?

    A vacina tríplice viral é a mistura de três vacinas contra o sarampo, rubéola e caxumba. Atualmente, é recomendada para crianças menores de 7 anos de idade, com administração de duas doses da vacina contra a varicela, sendo a primeira dose administrada aos 15 meses de idade com a vacina tetra viral (SCR + Varicela) e a segunda dose aos 4 anos com a vacina monovalente contra a varicela. No entanto, caso a criança por algum motivo perca a oportunidade de receber a vacina na idade recomendada, a vacina contra a varicela poderá ser administrada até 6 anos, 11 meses e 29 dias.

     

  • Vacina HPV é só para meninas?

    Não. A vacina com HPV 6, 11, 16 e 18 (recombinante) foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação como uma estratégia para controle do câncer de colo de útero, outros cânceres genitais e tumores de cabeça e pescoço ligados ao HPV. Atualmente, está recomendada no calendário estadual de vacinação para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Além disso está recomendada nos Centros de Imunobiológicos Especiais (CRIEs) para homens e mulheres imunossuprimidos, de 9 a 45 anos, que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.

  • O vírus inativado da vacina é perigoso?

    Não. No processo de fabricação de vacinas a partir do vírus inativado, ou vírus ''morto'' as partículas virais são incapazes de se multiplicar nas células do corpo humano, não infectando a pessoa vacinada sendo, portanto, ainda melhor toleradas pelo corpo, estimulando o sistema imunológico e desencadeando um processo de proteção. Além disso, as vacinas passam por um rigoroso controle de qualidade do laboratório produtor, são submetidos ao controle de qualidade no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e somente são liberados para uso quando são garantidas a segurança, a potência e a estabilidade adequada.

  • A BCG é aquela que deixa marca no braço?

    Sim. Essa cicatriz ocorre devido à uma reação do corpo ao componente da vacina BCG. Porém, se mesmo após sua aplicação não houver “marcas”, não há recomendação para revacinação, sua proteção continua sendo garantida mesmo com a ausência da cicatriz.

  • Bebê também toma vacina da gripe?

    A vacina influenza, chamada de vacina da gripe, é recomendada para crianças a partir dos 6 meses. E na primeira vez que ocorrer o recebimento do imunizante, a vacina é aplicada em duas doses, com um intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda aplicação.

  • Pode dar mais de uma vacina ao mesmo tempo?

    Todas as vacinas recomendadas rotineiramente podem ser aplicadas no mesmo dia, exceto as vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) ou tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), que não devem ser aplicadas simultaneamente com a vacina febre amarela na primeira vacinação, em crianças menores de 2 anos de idade. O intervalo indicado entre essas vacinas é de 30 dias, sendo contraindicado o período menor que 15 dias.

  • Por que tem diferentes vacinas contra meningite?

    Porque cada uma oferece uma proteção específica contra a doença. Estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sete vacinas recomendadas. Lembrando que a Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.

  • Toda vacina dá febre?

    Nem todas as vacinas dão febre. Mas se no primeiro ou segundo dia após a vacina a temperatura corporal alcançar 38,5 °C, recomenda-se administração de antitérmico de acordo com a prescrição médica. Vale lembrar que a febre após a administração de uma vacina não é contraindicação à aplicação de uma segunda dose, caso necessário.

  • Vacina é obrigatória?

    A vacinação é considerada um direito coletivo de proteção contra as doenças infecciosas que podem ser prevenidas por meio de vacinas. Ela ultrapassa o interesse individual, sendo a principal e, em alguns casos, a única medida de prevenção eficaz, que pode contribuir para a redução de casos e de mortes por doenças que apresentam risco à saúde pública.

  • Como as vacinas funcionam?

    As vacinas protegem o organismo ao estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos que lutam contra microrganismos, como vírus e bactérias, evitando, assim, o adoecimento.

Ainda possui alguma dúvida?
Entre em contato através do nosso Whatsapp

Conheça nossos serviços

  • Nossas
    Unidades:
  • Unidade Jardim Itália
    Av. dos Imigrantes, 214 Jardim Itália, Vinhedo - SP
  • Unidade Jardim Santa Rosa
    R. Anésio Augusto do Amaral, 249 Barra Funda, Vinhedo - SP
  • Unidade Centro
    R. Nove de Julho, 253 Centro, Vinhedo - SP
  • Unidade Vila João XXIII
    R. Felisbina Corazzari Matheus, 450 Vila João XXIII, Vinhedo - SP
© Drogarias Maestra - Todos os direitos reservados - CNPJ: 05.416.668/0001-38. Política de privacidade